Por que é importante que você tenha clérigos/as e líderes abertamente LGBTQI+ na ICM?

mulher com cara de orgulho LGBTI

 

Por que é importante que você tenha clérigos/as e líderes abertamente LGBTQI+ na ICM?

…a presença de lideranças clericais LGBTQI+ em comunidades religiosas da ICM operam como exemplo de harmonia entre sexualidade e espiritualidade, naturalizando suas existências e gerando possibilidades de igualdade diante de um sistema heterocentrado.

Historicamente, as religiões cristãs construíram narrativas que condenam as identidades LGBTQI+, exercendo um papel repelente sobre esses sujeitos, diante da impossibilidade de celebrarem e vivenciarem suas identidades de forma integral. Dentro desse contexto, a formação, ordenação e atuação de clérigos/as abertamente LGBTQI+ contribuem para a construção de um ethos não excludente em relação às identidades de gênero e orientação sexual. O trabalho desses/as clérigos/as possibilita a articulação de formas afirmativas de se apropriar da memória de exclusão e luta, construindo, sob a perspectiva desses sujeitos, discursos emancipatórios para uma espiritualidade libertadora e engajada pelos direitos humanos. Além do aspecto mencionado, a presença de lideranças clericais LGBTQI+ em comunidades religiosas da ICM operam como exemplo de harmonia entre sexualidade e espiritualidade, naturalizando suas existências e gerando possibilidades de igualdade diante de um sistema heterocentrado. Outro ponto importante pode ser percebido nas construções teológicas tematizadas pela experiência dessas sexualidades dissidentes ou desviantes, ou seja, a construção de um ideário afirmativo desses corpos que por tanto tempo foram distanciados da comunhão da mesa com Jesus Cristo.


 

SOBRE ESTE AUTOR DA ICM: Reverendo Sandro Aurélio – Pastor da Igreja da Comunidade Metropolitana de Belo Horizonte, especialista em Teologia Contemporânea